Sistema Analógico x Sistema Digital. Em qual investir?

O sistema CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é utilizado largamente de forma a complementar sistemas de segurança de pequenos e grandes ambientes, que se baseia em instalação estratégica de câmeras e observação ininterrupta das suas captações em monitores em algum outro local pré-determinado. De casas à aeroportos, seu uso tem se tornado cada vez mais popular.

Implantar um CFTV, onde quer que seja, é sem dúvidas uma medida eficiente para manter a segurança e monitoramento de um perímetro determinado em nível médio-alto.

A diferença perceptível para qualquer um, bastando somente olhar, literalmente, entre o Analógico e Digital é a qualidade de imagem de um para outro. Enquanto a capacidade de resolução de Digital pode chegar até 2592 x 1944, o Analógico não chega a ser em HD.

Sistema de CFTV Digital

As imagens são transmitidas digitalmente, as câmeras IP (de alta resolução) são interligadas, o que permite a utilização da rede de comunicação digital já existente no ambiente. As imagens são armazenadas em HD de forma simultânea, o que permite alta visibilidade, nitidez nos detalhes como placas de carro e reconhecimento de rostos, por exemplo.

Todas as imagens captadas são simultaneamente gravadas pelo aparelho, o que possibilita o analista de imagens escolher qual câmera é mais ou menos relevante em momentos de busca. As imagens também, podem ser observadas por meio de aplicativos em Smartphones, o que facilita bastante no monitoramento.

Sistema de CFTV Analógico

É necessária a instalação de um cabo de transmissão para cada uma das câmeras instaladas, o que torna a instalação um pouco mais demorada. Quanto maior for a distância, entre câmeras e base, mais complexo será o planejamento de cabeamento.

As imagens são armazenadas em DVR e de forma não simultânea, mesmo que exista mais de uma câmera no local.

Qual Recomendamos (?)

O investimento de um ou de outro vai depender da sua necessidade. Ambos o tipos de CFTV conseguem “entregar” o que prometem, mas é claro que um possui (bem) mais funcionalidades e praticidades do que o outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *