O que é CFTV?

Circuito fechado ou circuito interno de televisão é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização.

Além de ajudar na prevenção de crimes, o sistema de CFTV também auxilia em uma possível investigação durante ocorrências específicas.

Onde é usado?

O CFTV é usado no controle e tráfegos de acidentes e ocorrências de trânsito de pequenas e grandes cidades a partir de uma grande central de monitoramento. É usado também em grandes fábricas, montadoras para monitorar processos internos e locomoção de produtos e estoques. Ajuda a controlar também os processos de atividades de funcionários durante o período de trabalho.

Grandes lojas e empresas do comércio mundial utilizam o sistema de CFTV para prevenir furtos dentro de suas lojas e inibir possibilidades de assalto possibilitando também o uso das imagens para investigações futuras.

Curiosidades

O primeiro sistema de CFTV foi instalado pela empresa Siemens em 1942 na Alemanha para monitorar o lançamento de foguetes no período da guerra e a primeira versão comercial de sistema de CFTV apareceu em 1949 nos EUA.

A princípio não era possível gravar as imagens, mas somente monitorar ao vivo o que estava acontecendo próximo às câmeras, anos depois, na década de 1970, os gravadores analógicos de fitas (video cassetes) começaram a se tornar populares e passaram a ser usados em sistemas de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *